Como as bactérias se reproduzem?

Fonte: dicasecuriosidades
   Que as bactérias são seres unicelulares, procariontes e pertencentes ao reino Monera isso nós já sabemos. Como também já aprendemos que elas podem ser encontradas tanto no solo, no ar, na água doce ou salgada como também vivendo em associações positivas e negativas com outros seres vivos. Sendo assim a maioria delas heterótroficas, isto é, parasitas que ao adquirirem suprimentos para sua sobrevivência causam danos para outros seres. Mas algumas espécies de bactérias são consideradas autótroficas pois produzem matéria orgânica a partir da fotossíntese como no caso das fotossintetizantes ou de quimiossíntese onde elas produzem matéria orgânica sem energia luminosa aproveitando a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos. As bactérias podem ser classificadas em cocos, bacilos, vibriões e espirilos. Agora que já relembramos algumas coisas vamos falar sobre a reprodução bacteriana. 
   As bactérias se reproduzem assexuadamente, ou seja, não há mistura do material genético sendo assim não ocorre variabilidade genérica e todos os indivíduos descendentes são idênticos. Esse processo de reprodução assexuada é chamado de divisão binária, cissiparidade ou bipartição. Funcionando da seguinte forma: uma bactéria duplica seu material genético e se divide em duas outras bactérias iguais a ela, mas para isso ele precisa de um ambiente com condições favoráveis de temperatura e nutrientes adequados, levando apenas 20 minutos para ocorrer todo esse processo. Bactérias causadoras do tétano (Clostridium tetani) e do botulismo (Clostridium botulinum) quando em condições desfavoráveis de temperatura ou escassez de água desidratam-se e formam estruturas resistentes chamadas de endósporos, que são esporos capazes de resistiram a altas temperaturas, falta de água e ação de determinadas substâncias.
   Embora as bactérias não apresentem reprodução sexuada típica algumas espécies apresentam formas sexuadas de reprodução, onde ocorre a recombinação genética gerando novos indivíduos diferentes. Assim ocorre a passagem do material genético de uma bactéria doadora para a bactéria receptora. Essa mistura de material genético entre bactérias pode acontecer de três formas: a transformação, que ocorre quando uma bactéria absorve uma molécula de DNA ou fragmentos de DNA de outras bactérias que estão mortas ou decompostas. O DNA transmitido poderá ou não ser incorporado ao DNA do nucleoide da bactéria receptora, mas só será incorporado caso ele seja compatível caso contrário ele permanece no citoplasma. 
Fonte: sobiologia

Fonte: sobiologia
   Outro tipo é a transdução, onde vírus, chamado bacteriófáago, funcionam como vetores transferindo DNA de uma célula bacteriana para outra. Na transdução não ocorre absorção do DNA e sim uma transferência entre fragmentos de DNA de uma bactéria e outra através de um bacteriófago que nada mais é do que um vírus que se multiplica no interior de bactérias onde ao penetrar dentro das bactérias pode incluir fragmentos de DNA e ao infectar outra bactéria ele transfere esse fragmento, caso essa bactéria sobreviva a essa infecção viral ela passa a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma. O outro processo é a conjugação onde envolve a passagem dos fragmentos de DNA através de uma ponte intercelular temporária. Na conjugação é necessário o contato entre as células bacterianas, onde a doadora possui um plasmídio, pequeno segmento circular de DNA contendo diversos genes, conjugativo, que codifica e se liga a receptora e recebe uma fita do plasmídio, através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

Fonte: sobiologia

REFERÊNCIAS UTILIZADAS
1. Transformação e transdução - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia LINK
2. Conjugação bacteriana - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia LINK
3. FAVARETTO, José Arnaldo, MERCADANTE, Clarinda. Biologia. Volume único. Editora Moderna.
4. Snustad, D. P. Simmons, M. J. Fundamentos de Genética. 4 ed. - Rio de Janeiro: Guanabara, 2008. Tradução: Motta, A. P. 
5. MORAES, Paula Louredo. "Reprodução das bactérias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-das-bacterias.htm. Acesso em 31 de julho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário