Níveis de assistência terapêutica na saúde mental

fonte: autoridade fitness
  
 A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a saúde mental é determinada por uma série de fatores sejam eles socioeconômicos, ambientais e biológicos onde é um estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperando-se do estresse diário sendo produtivo e podendo contribuir com sua comunidade. Fatores como bruscas mudanças sociais, estresse ocupacional, exclusão social, estilo de vida não saudável e situações de violência podem colocar em risco a saúde mental de um indivíduo. A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde onde além o indivíduo deve apresentar um bem-estar completo, isto é, com o corpo, mente e social saudáveis. A promoção da saúde mental requer ações para criar uma qualidade de vida. Uma pessoa portadora de transtorno mental deve ter acesso ao melhor tratamento oferecido pelo SUS, sendo assim vamos entender os níveis de assistência terapêutica para o tratamento de transtornos mentais. 

1. Hospital: instituição pública ou particular destinada a internação em tempo integral. 

2. Ambulatório: assistência em nível secundário, sendo especializada onde constitui de ações multiprofissional de maior complexidade terapêutica. 


3 . Emergência psiquiátrica: destinada a controlar a gravidade do quadro durante as primeiras 48 a 72 horasdo início da crise, onde tem o objetivo de evitar a internação hospitalar e encaminha para o ambulatório

4.  Unidade Básica de Saúde (UBS): destinada para atenção primária como ações de profilaxia, promoção de Saúde mental e tratamento de acordo com a complexidade, são ações dirigidas a grupos comunitários e à demanda da unidade.
fonte: bvsalud.org
5. Comunidade terapêutica: O próprio ambiente é usado como intervenção, dando ênfase no aspecto social e de grupo.

6. Hospital DIA: destinado a uma internação parcial onde o paciente frequenta a unidade hospitalar diariamente durante o período diurno, passando o restante do dia com a família e a comunidade onde reside.


7. Residência terapêutica: Os Serviços Redenciais Terapêuticos (SRT) são moradias inseridas na comunidade, destinadas a portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que enfrentam dificuldades de reintegração familiar, moradia e reinserção social. Alternativas a usuários sem família ou nos quais a família não desempenha um bom papel frente ao cliente.

8.  O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS:  serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
  • CAPS I e CAPS II: Atendimento diurno(segunda a sexta) de adultos com transtornos mentais;
  • CAPS III: Atendimento diurno e noturno(24 horas) de adultos com transtornos mentais;
  • CAPS Infantil I e II: Atendimento diurno(segunda a sexta) a crianças e adolescentes com transtornos mentais;
  • CAPS Infantil III: Atendimento diurno e noturno à crianças e adolescentes com transtornos mentais;



  • CAPS Álcool e Drogas: Atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS
Secretaria da Saúde do Paraná LINK
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – São Paulo LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário