Áreas de atuação do Físico Médico



 A física médica é um curso que ainda vem se expandindo bastante e ganhando seu espaço no mercado de trabalho, o mesmo utiliza da junção da biologia, medicina, e aplicar de maneira correta o uso das radiações ionizantes. Mas antes de falar a respeito das áreas de atuação, vamos esclarecer uma dúvida bastante comum. O que é física médica?


Imagem retirada da internet




  Física médica é uma área da física que aplica teorias, leis na área da saúde afim de auxiliar e complementar diagnósticos por imagem, e tratamentos de algumas doenças. O profissional atua no controle de qualidade dos equipamentos utilizados para o diagnostico por imagem, planejamento de radioterapia, medicina nuclear, radiologia diagnóstica e intervencionista, radiocirurgia, proteção radiológica, processamento de imagens médicas, e etc..

Segue abaixo um breve resumo sobre as áreas de atuação mais comuns:


Radiologia Intervencionista e Diagnóstica


Imagem: IMIP

 É o ramo da física médica relacionado ao uso da radiação para se obter informações da anatomia ou funcionalidade do corpo a partir de procedimentos minimamente invasivos, e guiados por métodos de imagem. A funcionalidade desse método além de ser diagnóstica é também terapêutica a partir da junção dos fundamentos clínicos e cirúrgicos.

  O radiologista intervencionista utiliza de instrumentos como cateteres para poder acessar órgãos profundos sem que haja a necessidade de uma grande incisão na pele ou tecido. Alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas com esse método são: Melanoma ocular, lesões hepáticas metastáticas de cólon, entre outros.


Medicina Nuclear


Imagem: Centrus

A medicina nuclear é a área da física médica que utiliza de materiais radioativos em baixa quantidade com a finalidade de realizar exames diagnóstico, tratamentos terapêuticos, e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos. A mesma pode avaliar a funcionalidade de diversos órgãos com procedimentos não invasivos e seguros, se tornando muito importante para o diagnóstico precoce e o estadiamento de diversas doenças.

 Os exames mais comuns são a cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT) e podem nos mostrar desde a funcionalidade de órgãos até o grau de metástase regionais ou distantes ao tumor.


Radioterapia


Imagem:INCA

 A radioterapia utiliza das radiações ionizantes para destruir e impedir o crescimento de células cancerígenas. O físico médico irá trabalhar diretamente no planejamento desse tratamento que é dividido nas seguintes etapas: exames de imagem, planejamento do tratamento, sistemas de imobilização da área do tumor, marcação da pele, cuidados com a pele e posicionamento.

 Esse tratamento é indolor, podendo se dar de duas formas: radioterapia externa ou teleterapia e braquiterapia. Na primeira o paciente recebe a radiação que é emitida por um aparelho que fica afastado a uma certa distância direcionado para a região que deve ser tratada. Já o segundo, aplicadores são colocados na região que deve ser tratada e a radiação emitida pelo aparelho deve ser direcionada para esses aplicadores.

Controle de  Qualidade ( Radiodiagnóstico)


Imagem: PRAXIS


As atividades de competência dos físicos que atuam em Radiodiagnóstico incluem (ABFM):
Especificar e operar equipamentos como: sistemas radiológicos convencionais de uso médico e odontológico, equipamentos de fluoroscopia, mamografia, angiografia, cinefluorocoronareografia, radiografia odontológica periapical e panorâmica, tomografia convencional, tomografia computadorizada, processadoras manuais e automáticas de filmes radiográficos, câmaras multiformato e outros tipos de impressoras.



• Desenvolver e implementar programas para análise de aceitação, controle e garantia de qualidade nos equipamentos citados no item a).

• Administrar análises de rejeição de radiografias em departamentos de radiodiagnóstico, incluindo avaliação e otimização de custos.

• Operar câmaras de ionização e outros instrumentos que permitam avaliar condições de calibração de equipamentos de raios-X ou processadoras de filmes como medidores não invasivos de kVp e tempo de exposição, sensitômetros, densitômetros, termômetros de imersão, e outros.

• Conhecer aplicações clínicas básicas utilizadas em radiodiagnóstico convencional, e em técnicas especializadas como tomografia convencional e computadorizada, mamografia, e outras.

• Organizar programas de treinamento e formação de recursos humanos na área da radiologia diagnóstica, bem como apoiar o planejamento e participar em programas de residência médica, especialização e formação de técnicos especializados.

• Ser o supervisor de proteção radiológica na área de radiodiagnóstico.
• Realizar levantamentos radiométricos em salas onde estão instalados equipamentos radiológicos e propor métodos de otimização da proteção.



• Conhecer as normas nacionais e internacionais desta área, bem como participar de atividades para o desenvolvimento de textos normativos para radiodiagnóstico.

Radiocirurgia

Imagem: Diário do Aço
                                                                                                    
A radiocirurgia é um método mais preciso da radioterapia que utiliza de altas doses de radiação para tratar tumores de maneira não invasiva em apenas uma sessão. Ou seja, faz com que os tecidos saudáveis não sejam tão expostos. Pode ser utilizada para alvos benignos e malignos, adenomas, meningiomas, entre outros.

Processamento de imagens médicas

Imagem retirada da internet

 A finalidade das imagens médicas é complementar e auxiliar na formação do diagnóstico de anomalias e fornecer material para uma possível terapia. Esse processamento deve levar em consideração parâmetros como:
  • Vizinhança
  • Adjacência
  • Conectividade 
  • Manipulação do histograma da imagem
  • Quantização do histograma
  • Equalização
  • Utilização de templates
  • Suavização de imagens
Dentre outros.. ressaltando que cada parâmetro é utilizado de acordo com a necessidade.

 Espero poder ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas em relação a profissão e suas áreas mais comuns de atuação.




 Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário