RESUMÃO PARA O ENEM: Relações ecológicas

   
Fonte: cursoenemgratuito
   Nenhum ser vivo tem a capacidade de viver sem se relacionar com outro ser vivo, sempre haverá interação entre eles sejam indivíduos da mesma espécie ou espécies diferentes, relação essa que chamamos de RELAÇÃO ECOLÓGICA. Mas nem sempre essa relação é benéfica para os dois organismos podendo trazer algum dano para os dois ou um dos dois indivíduos envolvidos. As relações ecológicas podem ser classificadas de acordo com o seu nível de interdependência em intraespecíficas quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécies e interespecíficas quando são entre organismos de espécies diferentes. As relações intraespecíficas e interespecíficas são subdivididas segundo os benefícios e prejuízos que apresentam em harmônicas e desarmônicas onde as relações harmônicas são interações positivas em que todos os organismos são beneficiados ou pelo menos um deles sem prejudicar o outro já as desarmônicas são interações negativas em que pelo menos um dos envolvidos tem prejuízo na relação. 

   Os seres vivos estabelecem diferentes relações ecológicas, sendo as intraespecíficas:

- Sociedade: é uma relação harmônica entre indivíduos da mesma espécie em que há divisão de trabalho, os indivíduos são independentes, organizados e cooperam nos cuidados da prole. São exemplos dessa relação: Abelhas, formigas e cupins. Entre os mamíferos são exemplos de indivíduos que vivem em sociedade: os gorilas, e a própria espécie humana. As sociedades podem ser isomorfas quando todos os indivíduos podem desempenhar qualquer papel ou heteromorfas quando possuem trabalho especifico, 

- Colônia: é uma relação harmônica entre indivíduos da mesma espécie em que um grupo de organismos formam uma entidade diferente dos organismos individuais, ou seja, os organismos da mesma espécie vivem unidos fisicamente e cooperam entre si para a sua sobrevivência sendo que alguns desses organismos se especializam em determinadas funções, São exemplos de organismo que vive em colônia: um recife de coral que é constituído por milhares de pólipos que formam a sua volta um esqueleto rígido.


- Canibalismo: é uma relação desarmônica entre indivíduos da mesma espécie no qual um dos indivíduos se alimenta do outro. Esse tipo de relação é comum entre algumas espécies de aranhas após o acasalamento matam o macho.

- Competição interespecífica: é uma relação desarmônica entre indivíduos da mesma espécie onde devido a escassez alimentar os indivíduos mais velhos e menos aptos são prejudicados.
Fonte: proprofs
   Nas relações interespecíficas temos:

- Mutualismo: relação harmônica entre seres de especies diferentes onde ambos são favorecidos, isto é, um necessitam de outro para sobreviver estabelecendo uma relação de dependência. A relação entre algas e fungos, formando os líquens. onde os fungos fornecem às algas minerais e nitrogênio e recebem das algas matéria orgânica para se alimentarem.

- Comensalismo: é outra relação harmônica entre indivíduos de especies diferentes onde um se aproveita dos restos alimentares do outro sem o prejudicar. O que se beneficia é chamado de comensal como é o caso do urubu que se alimenta dos restos de um animal morto por um leão. 

- Protocooperação: é um relação de harmônica entre indivíduos de especies diferentes onde ambos se beneficiam e não necessitam uma da outra para sobreviverem. Exemplos: relação entre abelhas e algumas espécies de vegetais onde as abelhas se alimentam do néctar destas plantas, que não ficam prejudicadas, pelo contrário, se beneficiam da polinização feita pelas abelhas.

- Inquilinismo é uma relação ecológica harmônica entre indivíduos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia nos aspectos de suporte e proteção e não prejudica a outra. Os seres vivos que se beneficiam são chamados de inquilinos. Exemplo: - Plantas conhecidas como “trepadeiras” se envolvem e sobre pelo tronco e galhos de árvores para obter proteção e luminosidade

- Predatismo: Relação desarmônica onde uma espécie maior e mais forte caça uma menor. A espécie predadora é a que se beneficia, se alimentando da presa (prejudicada). Exemplos: relação entre o leão e a zebra onde o leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra.

- Parasitismo: Relação desarmônica entre indivíduos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira. Exemplos: relação entre carrapatos e uma capivara. Os carrapatos se alimentam do sangue da capivara. A hospedeira não morre, porém sai prejudicada ao perder sangue.

- Amensalismo: Relação desarmônica onde ocorre uma competição por recursos, as duas espécies saem prejudicadas porque uma acaba prejudicando o desenvolvimento da outra.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS
Relações ecológicas - Site toda matéria LINK
Relações ecológicas - Site toda biologia LINK
"Relações ecológicas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/04/2019 às 18:09. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário