Equação de Schroedinger

 A equação de Schroedinger, deduzida em 1926 pelo físico austríaco Erwin Schroedinger. Esta equação consiste numa equação diferencial, construída com base no modelo atômico de Bohr incorporando as ideias quânticas de Planck. A equação descreve como o estado quântico de um sistema muda. Na mecânica quântica, a equação de Schroedinger é análoga a segunda lei de Newton na mecânica clássica, utilizada para prever matematicamente o que o sistema fará a qualquer momento após as condições iniciais do sistema.

 
 A equação de Schroedinger nos diz tudo que possivelmente podemos saber sobre um sistema quântico. Quando jogamos uma bola para longe, resolvendo a segunda lei de Newton, podemos prever sua posição e momento em qualquer tempo. Sabendo desses dois observáveis, podemos chegar a basicamente qualquer outra grandeza que nos interesse, como energia, velocidade, etc. Quando olhamos para partículas, as leis de Newton não funcionam mais. Se colocarmos uma partícula em uma caixa e queremos descobrir onde ela está, a segunda lei de Newton ( F = ma ) não funcionará.
 


 O principio da incerteza de Heisenberg nos diz que não podemos saber exatamente a posição e momento de objetos quânticos, mas, podemos saber outras coisas, como níveis de energia e a função de onda, mas toda essa informação está contida na equação de Schroedinger, que não carrega uma álgebra simples.



 𝚿 é chamado função de onda, nos diz como a partícula provavelmente é, mas não diz onde a partícula está, portanto não podemos prever onde a partícula estará. Podemos somente prever qual a probabilidade de onde a partícula poderá estar. Imagine um amigo seu de infância, e a mãe deste seu amigo o tranca no quarto com um livro para estudar, uma cama e uma TV com vídeo game, se você tivesse que adivinhar onde ele estaria, você poderia dizer que tem probabilidade "x" de estar estudando, "y" de estar jogando, ou "z" de estar dormindo, mas somente ao abrir a porta do quarto você terá certeza do que ele estará fazendo. Essas previsões você só poderá fazer por conta do quão você conhece o seu amigo, mas se você tivesse de adivinhar onde a partícula está? Você não conhece a partícula, mas é isso que a função de onda pode nos dizer, ela nos dá a probabilidade onde a partícula poderá estar. Uma grande diferença aqui, é claro, que o seu amigo só pode estar em um lugar a cada tempo, a partícula está em uma superposição de todos os possíveis lugares ao mesmo tempo, é aí onde entra o famoso experimento do gato de Schroedinger, mas isso é história pra outra hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário