Principais doenças causadas por bactérias


 
Fonte: vix
   As bactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e pertencentes ao reino Monera. São seres aparentemente simples com ausência de carioteca, isto é, não possuem membrana que delimite o núcleo possuindo um único compartimento, o citoplasma. O seu DNA está enovelado na região central sem está separado do resto do conteúdo citoplasmático e suas paredes celulares são estruturas rígidas e contêm o polissacarídeo peptideoglicano. A parede células das bactérias resistem a altas pressões ou condições físicas adversas sendo essa característica essencial para o crescimento e divisão celular. Por falar em divisão celular, uma célula bacteriana se divide por fissão binária onde durante esse processo o DNA é duplicado e a célula se divide em duas. As bactérias, ainda, possuem um envoltório externo a membrana plasmática denominado glicocálice, que auxilia na proteção da superfície celular contra lesões mecânicas e químicas. Como o próprio nome já diz, o glicocálice é um revestimento membranoso composto de açúcar que funciona como uma cápsula e em determinadas espécies estão diretamente associados ao potencial de produção de doenças bacterianas, onde, frequentemente, protegem as bactérias patogênicas do processo de fagocitose pelas células do sistema imune do hospedeiro.

Fonte: Estrutura celular das bactérias (Foto: Colégio Qi) - Site: educação globo
   As bactérias ainda possuem uma estrutura chamada flagelo que tem o aspecto de um chicote com a função de locomoção. As bactérias podem apresentar formas variadas, podendo ter uma forma arredondada chamada de cocos como no caso da Streptococcus pneumoniae que é causadora da pneumonia no homem, as bactérias com a forma alongadas são chamadas de bacilos como o Clostridium tetani que é responsável pelo tétano, já as de forma espirilada recebem o nome de espirilos como a Treponema pallidum que causa a sífilis e ainda existe as que se parecem com uma vírgula são conhecidas como vibriões como o Vibrio cholerae que é causador da cólera. Ainda falando sobre as formas das bactérias, as bactérias em forma de cocos são geralmente arredondadas, mas podem ser ovoides ou achatadas em um dos lados quando estão aderidas a outras células, quando se dividem para a reprodução tendem a permanecer unidos uns aos outros classificando-se assim como diplococos (permanecem em pares após a divisão), estreptococos (após a divisão permanecem ligados em forma de cadeia),  tétrades (dividem-se em dois planos e permanecem em grupos de quatro), estafilococos (após a divisão se unem em múltiplos planos formando cachos) e as carcinas (dividem-se em três planos, permanecendo unidos em forma de cubo com oito bactérias).
Adicionar legenda


   As bactérias são seres decompositores, isto é, reciclam da matéria orgânica. Algumas atuam como parasitas causando doenças e existem ainda aquelas que, embora vivam no organismo de outro ser vivo, não causam doenças. Muitas bactérias fazem parte da microbiota normal humana onde colonizam a pele, as mucosas do trato respiratório (boca, nariz) e o intestino. Infecções cutâneas mais comuns do tipo furúnculo, abcessos, foliculite e acne são causadas por bactérias do grupo dos estafilococos. Onde o furúnculo é uma infecção cutânea profunda do folículo piloso que se estende pela derme até o tecido subcutâneo gerando um abcesso. Sendo causada pela Staphylococcus aureus afetando mais a região do pescoço, áxilas e nádegas. Outra doença causada por bactérias é a erisipela, provocada pela Estreptococo beta-hemolítico do grupo A, onde é uma condição inflamatória que afeta a derme e os vasos linfáticos. Um indivíduo com suspeita de erisipela vai apresentar no local acometido calor, dor, edema, vermelhidão e febre. Ainda podemos citar como exemplos de infecções cutâneas causadas por bactérias: impetigo causado pela bactéria Staphylococcus aureus isolado ou associado ao Streptococcus do grupo A, a celulite bacteriana causada Streptococcus β-hemolítico.
Fonte: estomaplast
   A hanseníase é outra patologia causada por manifestação bacteriana, mais especificamente pela bactéria Mycobacterium leprae. Essa bactéria afeta a pele o sistema nervoso ocasionando deformações e insensibilidade cutânea, sendo transmitidas pelo contato íntimo e prolongado com o indivíduo infectado com a Mycobacterium leprae, os sintomas são manchas vermelhas e perda da sensibilidade na pele. Outra bactéria que causa uma patologia grave é a Staphylococcus pneumoniae que como o próprio nome já indica é causadora da pneumonia. Sendo a garganta e a nasofaringe do humano o habitat natural da S. pneumoniae porém quando ocorre a disseminação desse patógeno para outros locais como os pulmões causando a própria pneumonia, para os seios paranasais causando sinusite, para o ouvido causando otite, faringe causando faringite e para as meninges causando meningite. Ou seja, é uma infecção é causada pela aspiração do agente infeccioso ou por sua presença em fômites contaminados por secreções, principalmente devido à baixa resistência do indivíduo.  A meningite, já citada nesse post, é outra doença causada por bactéria sendo caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem a medula espinhal, o cérebro e os demais órgãos do sistema nervoso, protegendo-os, denominada meninges.  
Fonte: Jornal Alto Vale
   Outra bactéria patogênica é a Mycobacterium tuberculosis também chamada de bacilo de Koch, é a bactéria causadora da tuberculose onde além de afetar os pulmões também afeta os rins, ossos e intestino e sua transmissão ocorre pela aspiração ou deglutição da bactéria. Outra doença causada por bactéria transmitida pelo ar e ou saliva é a difteria também conhecida pro crupe, essa patologia caracteriza-se por um processo inflamatório na faringe, laringe e brônquios tendo como complicação a asfixia e consequentemente a morte. A difteria é uma doença infectocontagiosa causada pela Corynebacterium diphteriae e por sua toxina, onde pode ser evitada através da vacinação. Assim como a difteria, o tétano é outra doença que pode ser evitada através da vacinação, sendo causada pelo bacilo Clostridium tetani, encontrado principalmente em solos contaminados com fezes infectadas. Esse bacilo tem a capacidade de sobreviver sob a forma resistente de esporo por muito tempo no solo, assim penetrando no corpo quando há uma lesão na pele e após a sua penetração libera toxinas que afetam o sistema nervoso provocando fortes contrações musculares, tontura, palpitações, sudorese excessiva, febre, rigidez cervical.
Fonte: opas
   Outra patologia é o botulismo causado pelas toxinas do Clostridium botulinum que também formam esporos. O botulismo é uma intoxicação resultante da ingestão de alimentos embalados a vácuo ou enlatados contaminados por esse patógeno. Onde acontece devido ser um ambiente propício ao desenvolvimento, devido as condições anaeróbicas. Em cerca de 18 horas após a ingestão do alimento contaminado o individuo passa a ter distúrbios visuais, dificuldade em falar e deglutir podendo ocorrer paralisia respiratória ou parada cardiorrespiratória. Por isso, deve-se cozinhar os alimentos, mesmo os enlatados, durante, no mínimo, 20 minutos antes de comê-los. Bactérias também causam infecções sexualmente transmissíveis como a sífilis pela Treponema pallidium e a gonorreia pela Neisseria gonorrhoeae, transmitidas pelo contato sexual e ou por via congênita. 

   Ainda existe diversas bactérias (enterobactérias), tais como Salmonella, Shigella, Enterobacter, Klebsiella, Proteus e a Escherichia coli. que são transmitidas através de alimentos, água, mãos sujas, saliva, fezes, etc. Onde algumas só provocam infecção quando a flora bacteriana não está normal, podendo inclusive causar infecção urinária ou apenas diarreia bacteriana, essas bactérias são responsáveis por infecções hospitalares e consideradas oportunistas em indivíduos debilitados. Outra patógeno que causa diarreia é o Vibrio cholerae, que coloniza o intestino e ocasiona uma patologia denominada cólera, essa bactéria libera uma toxina que ocasiona uma grande perda de água e de sais minerais dos tecidos para a luz intestinal, levando o indivíduo a ter fortes diarreias (“fezes em água de arroz”), vômitos e, consequentemente, desidratação. Se não houver tratamento a pessoa morre rapidamente, devido à paralisação dos rins. A transmissão se dá por alimentos e água contaminados com fezes de indivíduos doentes.  O diagnostico se dá por meio da realização de exames de sangue, urina, secreções, escarros, líquor (da medula), etc. que permite a identificação das bactérias possibilitando seu tratamento.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS

Doenças causadas por bactérias: sintomas, tratamento e prevenção LINK
Doenças Causadas por Bactérias LINK
Microbiologia pela Professora Lorena Amorin LINK


Nenhum comentário:

Postar um comentário