O poder dos buracos negros


 Buracos negros são as regiões mais poderosas no universo, forte o suficiente para destruir uma estrela inteira em tamanhos atômicos. Bem, isso é bastante assustador. Mas e se eu te avisasse que eles podem ainda destruir o universo?
 Os buracos negros nascem quando uma quantidade exagerada de matéria concentra-se em um espaço muito pequeno. Nesse pequeno espaço a gravidade é muito forte, pode-se até dizer que tende ao infinito, e tudo que chega perto é destruído em partículas elementares.
 Nem mesmo a luz pode escapar dos buracos negros, portanto não é uma tarefa simples de enxergá-los, entretanto pode-se perceber esferas de completa escuridão.
Se pudessemos nos aproximar de um buraco negro, nada de grave aconteceria até alcançarmos a fronteira ao redor do buraco negro, o horizonte de eventos. Nada pode escapar de um buraco negro ao chegar perto demais.



 Essa borda é chamada de ponto de não retorno, não poderiamos acessar a não ser que não precisassemos voltar. Impossibilizando saber o que acontece dentro de um buraco negro.
 Felizmente da para termos ideia do que acontece em suas bordas. Os buracos negros irradiam sua massa nas extremidades, isso é chamado de Radiação Hawking. Isso significa que os buracos negros perdem uma grande quantidade de massa em um processo constantemente lento. Se tivéssemos um buraco negro com a massa igual ao nosso sol por exemplo, levaria 1x10^58 anos para perder 0,0000001% da sua massa. Isso acontece constantemente e sem pausas, quanto mais acontece mais veloz se torna.
 Em um futuro distante quando todas as estrelas morrerem, os buracos negros se tornarão menores e desaparecerão deixando apenas rastros de radiação. Mas isso é um problema pois nesse processo os buracos negros podem apagar a informação.
 Mas que informação é essa? Essa informação pode ser entendida como uma propriedade do arranjo das partículas. Se isso parece confuso, imagine um monte de átomos de carbono, arranje-os com uma forma específica e você terá carvão, arranje-os de maneira diferente e terá diamante! Os átomos são os mesmos mas a informação é diferente.
 Os elementos constituintes básicos de tudo no universo são os mesmos e não ligam se são parte de uma pedra, comida ou até mesmo de um animal.

 De acordo com a teoria da mecânica quântica, a informação é indestrutível. Se pudéssemos de alguma forma medir cada átomo, partícula e onda de radiação no universo, você poderia ver e localizar cada pedaço de informação. Mas ai é quando o buraco negro nos engana.
Informação nos diz como as coisas são diferentes umas das outras e o que costumava ser o quê. Os buracos negros fazem o oposto, pegam coisas diferentes e transformam numa coisa só, destroem a informação. Isso cria um paradoxo de informação e um sério problema. Mas isso será tratado em uma próxima postagem. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário