RESUMÃO PARA O ENEM: Os Ácidos Nucleicos - DNA e RNA

   
Fonte: so biologia
   Vamos para mais um post de resumão para o enem? Dessa vez vamos falar sobre os Ácidos Nucleicos: DNA e RNA, onde esses ácidos são compostos por blocos estruturais elementares chamados nucleotídeos, essa moléculas presentes nas células são formadas por três componentes: uma molécula de açúcar, uma molécula de fosfato com propriedades quimícas ácidas e por uma molécula contendo nitrogênio com propriedades levemente básicas. A descoberta do DNA e do RNA e suas características se configura como um dos maiores avanços da ciência já registrados, sendo assim assunto certo não só no Enem como no Encceja e em outros vestibulares. Watson e Crick estudaram a estrutura do DNA, que é uma macromolécula composta de duas cadeias complementares de nucleotídeos.


   O DNA e o RNA são os dois tipos bastante conhecidos de ácidos nucléicos, que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e reprodução de um organismo seja ele uni ou multicelular. Dentre essas funções podemos destacar a transferência de energia na forma de ATP, mensageiros químicos e o armazenamento e transmissão da informação genética através dos genes. No DNA, ou ácido desoxirribonucleico, o açúcar presente é a desoxirribose já no RNA, ou ácido ribonucleico, é a ribose, sendo que tanto no RNA como no DNA, um nucleotídeo é diferenciado de outro por meio da sua base nitrogenada. Onde no RNA, as quatros bases nitrogenadas presentes são adenina (A). guanina (G), citosina (C) e a uracil (U) já no DNA são A, G, C e a timina (T) invés da uracil. Portanto em ambos ácidos existem quatro tipos de nucleotideos sendo três deles compartilhados por ambos os tipos de moléculas de ácidos nucleicos. 

Fonte: so biologia

   
   Watson e Crick propuseram que os nucleotideos eram ligados um ao outro sob forma de cadeia, através das interações quimícas entre o fosfato de um nucleotídeo e o açúcar de outro sendo constituido como um arcabouço de fosfato-açúcar onde as bases se ligam formando uma sequência linear que distinguirá um gene do outro. Segundo o modelo de Watson e Crick, o DNA é uma dupla hélice, onde suas duas fitas são complementares e se ligam, assim A pareia com T através de duas pontes de hidrogênio e G pareia com C através de três pontes de hidrogênio. O DNA é o material genético hereditário em todas as formas de vida exceto alguns vírus, nos quais o RNA é o material genético. O DNA é encontrado principalmente no núcleo da célula, embora também exista em mitocôndrias e cloroplastos. O DNA pode ser transcrito em RNA.
Fonte: blog do enem

   O RNA assim como o DNA contém nucleotídeos unidos uns aos outros sob forma de cadeia, entretanto, ao contrário do DNA, a sua estrutura é unifilamentar, isto é, uma molécula de fita única que pode ser traduzida em proteínas. Existe três tipos de RNA: o RNA transportador, ou tRNA, que como o nome já diz transporta aminoácidos para realizar a síntese proteíca, o RNA ribossômico (rRNA) componentes dos ribossomos, que traduzem o mRNA em aminoácidos e o RNA mensageiro, mRNA, que transportam a informação genética para serem lidas pelos ribossomos, produzindo proteínas. Tanto no DNA como no RNA a citosina é pareada com a guanina, o RNA apresenta pareamento entre adenina e uracila e o DNA, por sua vez, pareia a adenina com a timina. Outra diferença entre eles, é que o DNA é produzido e permanece no núcleo celular enquanto o RNA é produzido nele porém migra para o citoplasma. Portanto percebemos que tanto o DNA como o RNA são estruturas importantes para a existência da vida, onde ambos tem a função de coordenar o desenvolvimento e funcionamento de um organismo sendo através deles que as informações genéticas são transmitidas. Esse post foi apenas um resumo, em breve traremos post mais aprofundados sobre o tema como também outros resumos para o enem. 

Fonte: blog do enem



REFERÊNCIAS UTILIZADAS
1.FERREIRA, Fabricio Alves. "Nucleotídeo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/nucleotideo.htm. Acesso em 17 de julho de 2019
2. Snustad, D. P. Simmons, M. J. Fundamentos de Genética. 4 ed. - Rio de Janeiro: Guanabara, 2008. Tradução: Motta, A. P. 
3. "DNA e RNA" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica15.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário