Fonte: hypescience |
As mutações fornecem uma grande variação genética de grande importância para o processo de evolução dos organismos. Onde mutações são alterações no material genético sendo herdáveis e irreversíveis. Herança genética são os genes passados dos genitores para a sua prole durante o processo de reprodução onde os genes transmitidos armazenam informação codificada. Sabemos que o DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que armazena e transmite informações genéticassendo formado por nucleotídeos compostos em três partes: um carboidrato de cinco carbonos (pentose), uma base nitrogenada e um ou mais grupos fosfato. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina, mas esse assunto eu explico depois em um post sobre DNA e RNA.
Ressaltando que sem mutações não há mudança, portanto, sem mutação não existe evolução. Um organismo que apresenta um fenótipo novo resultante de uma mutação é chamado mutante, isto é, todo organismo que apresenta uma mutação visível é denominado mutante. Sendo assim as mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA. Quando ocorre por adição ou subtração, essas mutações são chamadas de deletérias, ou seja, mutações desfavoráveis onde a tendência é o organismo ser eliminado por meio da seleção natural proposta por Darwin, isso porque o código genético é alterado definindo uma nova sequência de base que causam mudanças nas sequências dos aminoácidos resultando em produtos não funcionais e consequentemente modificando a função da proteína ou inativando a expressão fenotípica, sendo essas mutações facilmente detectadas e consideradas desvantajosas. Enquanto as mutações favoráveis resultam em mudanças evolutivas adaptativas sendo estas vantajosas e positivas para o processo de evolução. Uma mutação adaptativa fornece uma vantagem seletiva ao mutante quando o mesmo permanece no ambiente em que se originou. Porém vale ressaltar que o termo "adaptativo" não significa que um tipo específico de mutação que melhora o crescimento do individuo sob um determinando estresse ambiental foi preferencialmente induzido devido a tal estresse, essa seria uma mutação dirigida e não adaptativa. A mutação adaptativa significa que tal mutação dar vantagem seletiva em resposta a determinado estresse ambiental juntamente com muitas outras mudanças não adaptativas.
Fonte: kuadro |
Já as mutações por substituição ocorrem devido a troca de uma base nitrogenada purina, sendo adenina e guanina, por outra purina ou de uma pirimidina, sendo citosina e timina, por outra pirimidina, onde chamamos esse processo de transição e a troca de uma purina por uma pirimidina de transversão. As mutações que incluem alterações em sitios especifícos em um gene são denominadas mutações de ponto ou pontual, onde é a alterações em um único nucleotídeo da cadeia, por exemplo a Gguanina pode se emparelhar com a Timina invés de se emparelhar com a Citosina, sendo o certo Adenina (A) com Timina (T), Citosina (C) com Guanina (G). Onde esse tipo de mutação ocorre devido a erros na replicação do DNA onde inclui a substituição de um par de bases por outro ou a inserção ou deleção de um ou mais pares de nucleotideos em um local especifico de um gene. Sendo a inserção resultante da adição de pares de bases na sequência do DNA resultando em sequências repetitivas e a deleção, como já explicada nesse post, a exclusão de algum par de bases.
Se a alteração na sequência de base não afetar o funcionamento da molécula e nem prejudicar o organismo a mutação passa despercebida. Porém a mutação é principal fonte de toda variação genética e é ela quem oferece matéria prima para a evolução. Onde sem mutações todos os genes existentes teriam a mesma forma e consequentemente não existiria variabilidade genética e os organismos não se adaptariam a novos ambientes sendo que ao mesmo tempo que se essas mutações acontecessem com frequência implicariam na transmissão de informação de geração a geração.
Referências utilizadas
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Mutações gênicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mutacoes-genicas.htm. Acesso em 03 de julho de 2019.
"Mutação Gênica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 03/07/2019 às 23:22. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico10.php
SNUSTAD, SIMMONS. Fundamentos de Genética. 4 ed. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário