Aquecimentistas x céticos: o que dizem sobre o aquecimento global.

Fonte: Mamilos 143


  Todos os dias assistimos na televisão, lemos nos jornais e revistas as mudanças e os desastres climáticos que estão acontecendo drasticamente no clima mundial. Nunca se viu alterações tão rápidas e com efeitos ferozes como tem ocorrido nos últimos anos. Acontecimentos climáticos como calor ou frio extremo em todo tempo ocorreram e vão continuar ocorrendo, mas a intensificação e regularidade deles têm preocupado os pesquisadores. Apesar do efeito estufa ser um fenômeno natural quando potencializado absorve uma quantidade excessiva de gases como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) que dificultam a dispersão do calor colaborando com o aumento da temperatura no globo terrestre. Pesquisadores afirmam que o aumento da temperatura tem ocasionado o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos mares atingindo assim muitos ecossistemas e estimulando a extinção de várias espécies vegetais e animais como também tem provocado o alagamento de ilhas e o desaparecimento de regiões litorâneas.


   Você deve está se perguntando: "como assim o efeito estufa é um fenômeno natural?". É que o efeito estufa é ocasionado pela concentração de gases na atmosfera que formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor, isto é, parte da energia do sol que chega ao nosso planeta é refletida de volta ao espaço quando atinge a estratosfera e a outra parte é absorvida pela superfície da Terra e pelos oceanos, promovendo o seu aquecimento. Boa parte desse calor absorvida pela superfície terrestre é irradiada de volta ao espaço, porém é bloqueada devido à presença dos GEE que mesmo deixando passar a energia emitida em comprimentos de onda menores proveniente do sol, são opacos à radiação terrestre por ser emitida em maiores comprimentos de onda. 
Fonte: Brasil escola

   Esse processo mantém a Terra habitável pois permite uma temperatura adequada, onde sem ele a temperatura média da Terra seria muito baixa (da ordem de 18ºC negativos). O equilibrio entre a energia solar incidente e o calor refletido pela superfície terrestre proporciona a estabilidade climática, onde a temperatura média global próxima à superfície é de 14ºC. Entretanto, pode ocorrer um desequilíbrio nessa troca de energia por diversos fatores sendo um deles à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera chamadas de aerossóis resultantes de queimadas ou também pela mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Fonte: Neo mondo


   Segundo os aquecimentistas essas mudanças na concentração de GEE estão acontecendo em função do aumento insustentável das ações antrópicas como o uso de fertilizantes na preparação da terra para plantio, pelo uso de combustíveis fósseis como gasolina e gás natural, no tratamento dos resíduos sólidos, pelo desmatamento e degradação de florestas e pelos processos de produção de cimento, alumínio, ferro e aço, entre outros. 



Fonte: Revista Planeta Kids

   Mas para os céticos o CO2 não seria o vilão dessa história e que o aquecimento global seria causado pela radiação solar, onde o sol tem períodos de atividade máxima e mínima se alternando a cada 50 anos, denominado ciclo de Gleisberg e essa variação de energia emitida é que aqueceria ou esfriaria a Terra. O ceticista Molion trás em uma de suas pesquisas que fatores naturais são os maiores emissores de CO2 e não o homem. Ele afirma isso porque entre 1925 e 1946 as ações humanas lançavam menos de 10% do CO2 que emite atualmente acarretando um aquecimento de 0,4 °C no planeta, sendo que após a 2ª Guerra Mundial, época esta de aceleração da produção industrial, ocorreu um resfriamento global de 0,2 °C. E atualmente a temperatura global se estabilizou mesmo com o aumento da concentração de CO2, isto é, segundo os céticos a variabilidade climática não causada pelo homem e sim sendo um processo natural. O 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), 2007, aborda os estudos sobre a mudança do clima considerando o aquecimento global um fenômeno evidente e provavelmente causado pelas ações antrópicas, onde cientistas afirmam que a temperatura média global aumentou cerca de 0,74ºC nos últimos cem anos, podendo apresentar um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C. Porém os céticos contra-argumentam que houve fraudes no relatório, alegando que esses dados não tem comprovações cientificas onde pesquisadores que não apoiam a tese do aquecimento global foram creditados como autores desses relatórios. 

   Muitos outros argumentos e contra-argumentos sobre o aquecimento global são defendidos tantos pelos aquecimentistas como pelos céticos. Segue abaixo uma reportagem com posições dos aquecimentos de um lado, e os céticos de outro. 







REFERÊNCIAS UTILIZADAS

  1. Molion, Luis. Texto: "Desmistificando o Aquecimento Global.". Disponível em  LINK
  2. Felício, Ricardo. Artigo: "Mudanças Climáticas" e "Aquecimento Global"-Nova Formatação e Paradigma para o Pensamento Contemporâneo. Disponível em  LINK 
  3. Molion, Luis. Texto: Aquecimento global: uma visão crítica; Disponível em  LINK 
  4. Efeito estufa e aquecimento global. Disponível em LINK
  5. INPE: Portal de acesso à informação: O que é o efeito estufa? Disponível em LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário