A importância das olimpíadas de física para o incentivo a ciência





 As Olimpíadas Científicas são uma ferramenta utilizada, em vários países do mundo, na otimização dos processos de ensino/aprendizagem e no incentivo para que alunos do ensino médio, ou equivalente, sigam carreiras tecnológicas.

 No Brasil, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um importante programa mantido pela Sociedade Brasileira de Física que visa contribuir para o desenvolvimento do ensino de Física. Um dos principais objetivos da OBF é preparar os alunos para competirem em Olimpíadas Internacionais de Física. Essas competições são importantes porque fornecem um parâmetro para avaliarmos em nível mundial o ensino de Física que se pratica.



 No Brasil, se faz um trabalho de "formiguinha" perante a não cultura da valorização da ciência, mas com as olimpíadas de física, entre outras olimpíadas do conhecimento,   se torna uma ferramenta de incentivo aos alunos que gostam e que sejam um grande potencial para ser um admirador da ciência. Este incentivo tem uma grande participação dos professores ao divulgar as olimpíadas e mostrar as premiações que como consequência veem com  a mesma.

 A OBF é um projeto de sucesso, pois a sua evolução pôde ser observada nos índices obtidos nas Olimpíadas Internacionais. Mas também está muito claro que precisamos buscar um caminho para melhorar a preparação experimental dos nossos alunos. Essa deficiência na física experimental é perfeitamente coerente com a realidade da Educação Básica brasileira, pois hoje se um aluno quiser estudar Física Teórica, ele tem acesso a vários excelentes livros que o prepararão de forma excelente. Mas caso ele queira estudar Física Experimental, não há a mesma riqueza de fontes que as de Física Teórica. Há uma enorme dificuldade para encontrar materiais destinados ao ensino médio com o objetivo de ensinar os conceitos básicos de Física Experimental, conceitos estes que são averiguados nas provas de olimpíada. 




Referência :


LIMA, L. P. P. Olimpíadas de Física e o Ensino de Física Experimental. 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.



MARINHO, R. F. Curso a distância preparatório para olimpíadas de física e astronomia: uma proposta para o professor. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2015.

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