Darwinismo e Neodarwinismo: teorias de evolução das espécies.


Fonte: saibamaissobredarwinismo

Ao contrário dos debates nas redes sociais para nós estudantes e amantes da ciência é importante conhecermos a teoria evolucionista mesmo acreditando no criacionismo.  De maneira oposta ao Criacionismo, a teoria evolucionista se baseia no princípio de que o homem é consequência de um longo e lento processo de mudanças. Onde assim como o homem os vegetais e animais evoluíram de seres mais simples. Cientistas demonstraram que alguns organismos possuíam características em comum e sendo assim poderiam ser agrupados como também poderiam distinguir-se uns dos outros dando embasamento as teorias evolucionistas. Sendo Evolução ou Biologia Evolutiva o ramo da Biologia dedicado ao estudo da evolução das espécies. Entendemos por evolução como o processo de alterações de características hereditárias da espécie ao longo das gerações que permitem a adaptação da espécie ao meio ambiente através da mutação.
A teoria evolucionista diz que a evolução das espécies se deu por meio da seleção natural conforme ocorrem às mudanças ambientais já o Criacionismo aponta para a origem do Universo e dos seres vivos através da crença mítico-religiosa como fruto da ação divina. O criacionismo prevaleceu por muitos séculos até que cientistas, a partir de 1800, levantaram um novo entendimento baseado em evidências. O primeiro pensador a estudar a evolução foi um Darwin, mas não foi Charles Darwin e sim seu avô Erasmus Darwin. Erasmus acreditava que as espécies se adaptavam ao meio por um tipo de esforço consciente, dando origem a teoria dos caracteres adquiridos. Mas Charles Darwin também notou que havia modificações entre os organismos, se baseando em observações que o mesmo fez durante as suas viagens sendo o conjunto de suas teorias evolutivas nomeada de "Darwinismo".
Fonte: so biologia

O Darwinismo propõe que os seres vivos descendem de ancestrais comuns, que se modificam ao longo do tempo, ou seja, as espécies evoluem de espécies mais simples que viveram no passado. Ele usou como principio para defender a sua teoria a seleção natural onde Darwin propôs que indivíduos de uma mesma espécie apresentam diferenças entre si e indivíduos com características favoráveis às condições ambientais possuem uma maior chance de sobreviver do que aqueles que não apresentam tais características assim como possuem uma maior probabilidade de deixar descendentes. A seleção natural é um processo aleatório onde pequenas mudanças, isto é, características diferentes entre individuos de uma mesma espécie, fariam com que alguns indivíduos fosse mais aptos a se adaptar naquele ambiente e consequentemente sobreviver. 
A crença de que as espécies eram produtos imutáveis era quase inevitável enquanto se considerou ser de curta duração a história do mundo [...] A principal causa de nossa relutância a admitir que uma espécie originou espécies claras e distintas é que sempre somos lentos para admitir grandes mudanças as quais não vemos as etapas”. (Charles Darwin, A origem das espécies)



Fonte: descomplica


Entretanto essa teoria não respondeu os seguintes questionamentos: “Como surgiram essas características?” e “Como foram passadas aos seus descendentes?”. Sendo respondidas pelo Neodarwinismo durante o século XX através de outro ramo da biologia: Genética. O Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução propõe que as novas características herdadas pelos descendentes são provenientes de um “erro” genético, conhecido como mutação. Onde ocorre um erro na leitura do código genético resultando ou não em uma característica diferente da original podendo ser maléfica, benéfica ou até mesmo fatal para aquele organismo. Mas como essas características são passadas aos seus descendentes? Através da reprodução sexuada se os gametas também possuírem tais características.


Próximo post falo sobre o Lamarckismo, outra teoria evolucionista. Até breve!




REFERÊNCIAS UTILIZADAS
1. HUILLIER, J. A teoria da seleção natural. São Paulo: EDUSP, 1994.
2. Teorias Evolucionistas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 03/04/2019 às 18:15. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioselecaonatural.php
3. Bizzo. N.M.V. Ensino de evolução e hitória do Darwinismo. LINK
4.Descomplica LINK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário