Terapia fotodinâmica para tratar fibromialgia

Imagem: Fernanda Hayde


   A fibromialgia é uma síndrome bastante comum, onde o paciente sente dores generalizadas no corpo inteiro, sensibilidade nas articulações, músculos e tendões. A causa ainda é desconhecida, e ela pode durar a vida inteira, ou um determinado intervalo de tempo. Uma mudança nas interpretações do estímulos recebidos pelo cérebro e receptores de sensibilidade faz com quer descargas de dores, muitas vezes insuportáveis, tomem conta de todo o corpo. Porém a dor é apenas o sintoma principal, ela pode vim acompanhada de outros sintomas como: apneia do sono, fadiga, cefaleia, depressão, transtornos de ansiedade. problemas cognitivos e alteração da memória.

  Apesar de sua causa ser desconhecida alguns fatores podem influenciar para que um indivíduo venha a desenvolver essa síndrome. Doenças autoimunes, fatores hereditários, infecções virais, traumas físicos ou emocionais podem acarretar esta condição. Esta doença é mais comum entre as mulheres entre 20 e 50 anos, e pessoas com artrite, artrose, e lúpus.

  A imagem abaixo mostra os pontos mais comuns de dores desta doença:



  


 O tratamento é feito normalmente com analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, e relaxantes musculares. Entretanto a individualização do tratamento vem sendo discutida e outros métodos postos em prática. Dentre esses métodos a terapia fotodinâmica têm sido testada por um grupo de pesquisadores de Óptica do CEPOF-IFSC/USP, e seu resultado foi de até 50% de melhora nas dores.

 Essa terapia foi desenvolvida inicialmente com o intuito de tratar pacientes que sofriam de artrose reumática, e posteriormente utilizada para aliviar as dores da fibromialgia. A mesma mescla frequências específicas de ultrassom e laser, e é direcionada na palma da mão do paciente pois está região possuem um maior número de neuromecanorreceptores, fazendo com que as informações cheguem até o cérebro por meio de terminais nervosos.


Imagem: Jornal USP

 "Acredita-se que a luz e o ultrassom têm efeito em toda o aparato sensorial que existe na mão, e que consegue levar informações para o cérebro, de forma que ele pare de interpretar que o corpo está em uma situação de dor constante, modulando assim os processos inflamatórios."

  O paciente passa por em média 10 sessões de laser + ultrasson com duração de 3 minutos em cada palma da mão, duas vezes por semana. E os resultados foram que as dores sumiram e a qualidade de vida da paciente que participou do estudo melhorou significativamente.

 "Isso se deve em grande parte ao processo de normalização dos níveis de fluxo periférico cerebral, que por sua vez provocam uma normalização do limiar da dor [mínimo de estímulo necessário para que o cérebro o associe a dor] e a diminuição da fadiga excessiva", aponta Antônio Eduardo de Aquino Júnior, pesquisador do IFSC e líder da equipe da UFT (Unidade de Terapia Fotodinâmica)." 

 Um novo aparelho para essa terapia está sendo desenvolvido e em breve várias pessoas poderão ser atendidas além das que se inscreveram para participar deste estudo no Instituto de Física de São Carlos.





Referências: 

  • https://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibromialgia
  • https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Entenda-tudo-sobre-Fibromialgia.aspx
  • https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/12/terapia-fotodinamica-e-usada-para-tratar-caso-incomum-de-fibromialgia.htm?cmpid=copiaecola
  • https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/laser-e-ultrassom-sao-conjugados-para-combater-sintomas-da-fibromialgia/
  • http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/not%C3%ADcia/novo-tratamento-para-doentes-com-fibromialgia
  • https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/12/terapia-fotodinamica-e-usada-para-tratar-caso-incomum-de-fibromialgia.htm
  • https://jornal.usp.br/ciencias/das-maos-para-o-cerebro-terapia-fotodinamica-e-usada-para-tratar-caso-incomum-de-fibromialgia/



Nenhum comentário:

Postar um comentário