Ensino da história da física e sua importância





No ensino médio , o período onde se encontra a introdução as ciências naturais como física, química e biologia. Os alunos, muitas vezes são instruídas a separarem as áreas do conhecimento de acordo com as disciplinas, esquecendo assim a existência da interdisciplinariedade entre cada uma, o maior exemplo é a história e a física.
A física foi desenvolvida de a cordo com a necessidade e o desejo do ser humano em conhecer a si e em desfrutar deste conhecimento para construir tecnologias que facilitariam a vida do mesmo.Dessa forma o conhecimento da física esta totalmente interligado a história da humanidade. Então porque não juntar estas duas áreas?


  Através de uma breve pesquisa, conseguir encontrar embasamentos teóricos e práticos que mostram o quão importante é o ensino da história da física e como isso trará uma facilidade de aprendizado ao alunos que cursa a disciplina, pois existirá uma aprendizagem significativa entre o que ocorreu na história da humanidade com o desenvolvimento cientifico.
Um bom exemplo de abordagem do estudo da história da física como método de ensino no nível médio, podemos citar o trabalho "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA FÍSICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO" feito no ano de 2005 de Valéria Rodrigues Graça ButlandApresentado no XVI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro, RJ, 2005.
Que tem como objetivo , verificar a eficácia da metodologia baseada na história da Física na melhoria do aprendizado e promover a evolução conceitual dos alunos pelo reconhecimento de suas próprias concepções alternativas e obstáculos epistemológicos e sua identificação com os que os próprios cientistas possuíram nas diferentes fases da história da Física.
A  pesquisa foi feita com alunos do primeiro ano do ensino médio em uma turma experimental, onde a pesquisadora aplicou a metodologia histórica. Seguindo a metodologia da Pesquisa (DEMO, 2002), os alunos efetuarão pesquisas históricas sobre os três pensadores que Piaget e Garcia (1987) identificam com os três períodos em estudo – Aristóteles, Buridan e Newton. Em sala de aula, foram promovidas discussões entre os alunos, de forma a destacar os preconceitos e os obstáculos epistemológicos que tiveram de ser superados, permitindo ao aluno reconhecer reflexos das suas próprias concepções alternativas. Os trabalhos resultantes das pesquisas dos alunos, bem como as respostas a uma ou duas perguntas conceituais apresentadas ao final de cada aula foram analisadas textualmente visando avaliar a evolução conceitual dos alunos. Ao final do semestre foi aplicada uma adaptação do Force Concept Inventory para verificar se houve a pretendida evolução conceitual.
Como resultado, foi obtido uma melhor compreensão e senso critico para com a disciplina de física, fazendo com que os alunos fossem mais atuantes na construção do seu conhecimento.




PARA SE APROFUNDAR MAIS AO TEMA, DEIXAREI LINKS COMO REFERÊNCIA E LEITURA DO ASSUNTO.

https://editorarealize.com.br/revistas/enect/trabalhos/Poster_706.pdf
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5097

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