Galáxias são Ilhas de Arquipélagos no Universo


Creditos: Mark A. Garlick/NASA

Em noites de observações com telescópios aberta a população em geral, vamos durante a observação respondendo às perguntas que as pessoas fazem, normalmente se responde a todo tipo de pergunta, até porque grande parte do público está tendo o primeiro contato com um telescópio, então espera-se todo tipo de pergunta referente ao universo, numa certo noite fui surpreendido com várias perguntas, desde nibiru a buracos negros (em breve um post), porém eu “guardei” a seguinte pergunta que uma criança fez: “Oh tio, a gente vive numa ilha de estrelas?" A grande maiorias dos questionamentos legais vem das crianças, a gente chama atenção do público repete a pergunta e dá a resposta para ela, se algum leitor faz observação aberta ao público deve adorar esse momento, pelo menos fico feliz em ver os olhinhos brilhando. É fato que a Via Láctea é uma ilha que contém, estrelas, buracos negros, anãs brancas, estrelas de nêutrons, gás, poeira e até matéria escura. 😉

A definição de ilha diz que é uma extensão de terra cercada de água por todos os lados, fazendo uma analogia, substituindo terra por estrelas, podemos falar que galáxias são ilhas que contém bilhões de estrelas, gás, poeira, ou melhor os objetos celestes que conhecemos constitui a nossa ilha galáctica e isso só acontece porque todos são mantidos na ilha cósmica graças a gravidade. E ai quando vamos para além de nossa Galáxia vimos que o padrão de ilhas cósmicas se repetem pelo universo.

Porém quando se estuda o universo extragaláctico, descobre-se que as galáxias não estão isoladas nem passeando sozinhas pelo universo, mas sim em arquipélagos contendo poucas ou muitas galáxias ligadas gravitacionalmente, para estes arquipélagos galácticos, classificamos como dois tipos, os chamamos de Grupos de Galáxias que podem ter entre algumas unidades a dezenas de galáxias ligadas gravitacionalmente, Ou os Aglomerados de Galáxias quando a gravidade mantém de centenas a milhares de galáxias interagindo gravitacionalmente. A Via Láctea está no chamado Local que contém mais de 50 galáxias, porém a grande maioria das galáxias são anãs, sendo a nossa Galáxia e a Andrômeda as duas maiores estruturas deste arquipélago galáctico.

Quando englobamos grupos de galáxias e aglomerados galácticos chamamos de Superaglomerados de galáxias e ai encontramos milhares de galáxias com estruturas morfológicas diferentes desde elípticas, expirais e etc, etc, mas as maiores são as elípticas que ficam próximas as regiões centrais dos superaglomerados. Ai vem a pergunta, a nossa Galáxia se encontra em algum superaglomerado? Sim, fazemos parte do superaglomerado de Virgem e estamos bem na borda dele. Quando é feito as simulações computacionais os superaglomerados se distribuem em formato de teia, chamado de Teia Cósmica, figura a baixo e ai pode ver a distribuição de galáxias no universo.

Olha só, de uma pergunta inocente feita por uma menininha durante uma observação com telescópios podemos explicar como está distribuído as ilhas cósmicas e que também estamos em uma dessas ilhas vagando pelo cosmos.


Até a próxima 😃😊



Referências:

50 Ideias de Astronomia que Você Precisa Conhecer - Giles Sparrow
Astronomia e Astrofísica - Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Santos
Costa, J.R.V. Ilhas de estrelas. Astronomia no Zênite, mar. 2008. Disponível em: <http://www.zenite.nu/ilhas-de-estrelas>. Acesso em: 4 mai. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário