Microbiologia, a ciência dos microrganismos

 
Fonte: biomedicina
  A microbiologia é o ramo da biologia que estuda seres microscópicos, isto é, seres invisiveis a olho nu que só podem ser visualizados como a ajuda de alguns equipamentos como o miscroscópio óptico. São exemplos desses microrganismos os vírus, bactérias, algumas espécies de algas e protozoários. Esses seres vivos podem ser não-patogênicos (não trazem prejuízo ao homem e podem trazer um equilibrio) e patogênicos (causam danos como algumas doenças). Os microrganismos possuem determinadas características que os diferenciam dos seres não vivos (inorganicos) como a organiação celular, ciclo vital, nutrição, desenvolvimento, reprodução, entre outros. Esses seres podem ser classificados como unicelulares onde só possuem uma célula como no caso de algumas bactérias, protozoários, fungos e algumas algas marinhas, sendo mais especifica, são exemplos as algas azuis (cianobactérias), amebas e giardias. Como também podem ser pluricelulares que possuem mais de uma célula onde são exemplos alguns fungos. 
   Outra caracterista é que os microrganismos podem ser eucariontes que são aqueles que possuem membrana celular envolto do núcleo como algas, fungos e protozoários ou procariontes que são ausentes da membrana celular no qual o material genético está disperso no interior da célula como as bactérias, vírus. Outra caracteristica é que esses microrganismo são saprófitos, isto é, obtem seus nutrientes a partir do tecido morto e/ou em decomposição, chamados de decompositores. Além de ser seres oportunistas que podem fazer parte da nossa microbiota endógena podendo fazer parte da microbiota residente os quais já vivem dentro do nosso organismo ou transitória que são aqueles microrganismos adquiridos por contato direto com o ambiente. Mas quem descobriu esses microrganismo? Foi Antony Van Leuwenhoek também conhecido como o "pai da microbiologia". Leuwenhoek foi um cientista holandês, em grande parte autodidata na ciência, que usando microscópios de lente única visualizou microrganismos que denominou de animálculos devido o seu tamanho. 

Fonte: Louis Pasteur
   Após essa descoberta a microbiologia foi dividida em duas grandes e contoversas teorias, a abiogênese que dizia que os seres vivos eram originados espontaneamente a partir de uma matéria bruta sem vida, isto é, em decomposição e putrefação e a biogênese que dizia que os seres vivos eram originados a partir de outros seres vivos preexistentes. A teoria da abiogênese foi derrubada e um dos cientistas que contribuiu para esse avança foi Louis Pasteur que com seus intensos estudos sobre os microorganismos patogênicos o levaram a descobrir uma forma de combatê-los, foi a partir de então, que ele descobriu às vacinas, entre elas, a anti-rábica. Mas como todos nós sabemos nem todo ser vivo é um microrganismo e nem todo microrganismo possui as mesmas caracteristicas, pensando nisso o biólogo Robert Harding Whittaker propôs uma nova classificação dos organismos, isto porque a classificação anterior era dividida em Plantas, Animais, protistas e monera por Haeckel. 
Fonte: Beth biologia
   Whittaker dipôs em cinco reinos: Monera (as bactérias e os cianófitos, ou seja, todos os procariontes), Protista (protozoários, euglenófitos, pirrófitos, crisófitos e mixomicetos), Fungi (todos os fungos), Plantae ou Metaphyta ou Reino Vegetalia (todos os vegetais) e Metazoa ou Animalia (todos os animais). Os vírus por suas particularidades tão incomuns não foram até hoje definidos como seres vivos ou não sendo considerados como acelulares. Mas como os microrganismos se reproduzem? Alguns se reproduzem por reprodução sexuada onde ocorre a fecundação que é o processo de fusão dos gametas como no caso da Taenia sp. (teníase) e outros por reprodução assexuada onde não ocorre o processo de fusão dos gametas como no caso dos protozoários parasitários do gênero Leishmania que causam a leishmaniose. 
Fonte: Ana Flavia Andrade
   Alguns fatores ambientais influênciam no desenvolvimento dos microrganismos como o oxigênio como no caso dos microrganismos aeróbicos que se multiplicam na presença de O2 tendo como exemplo o Stapylococcus sp. e os anaeróbicos que se multiplicam na ausência de O2 como o Clostridium tetani patógeno que causa o tétano. Outros fatores que influênciam no desenvolvimento desses seres é a luminosidade e umidade bem como a temperatura onde microrganismos são favorecidos no calor moderado porém temperaturas muito baixas ou muito altas podem destruí-los. A microbiologia está diretamente ligada a tecnologia, onde pesquisas apontam que esse ramo da biologia tem avançado em dispara nos últimos anos porém estima-se que apenas 1% de todas as espécies de microrganismos do planeta tenham sido catalogadas tendo um longo caminho pela frente. 

REFERÊNCIAS UTILIZADAS
"Abiogênese e Biogênese" LINK 
"Antony van Leeuwenhoek"  LINK
FioCruz LINK
"Louis Pasteur" LINK

"O que é microbiologia" LINK
"Robert Harding Whittaker"LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário