Terapia fotodinâmica para o tratamento de câncer de pele

Imagem: Minuto saúde estética



 O câncer de pele representa 33% dos casos diagnosticados desta doença no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). E a cada ano que se passa 180 mil novos casos são descobertos. Este tipo de neoplasia ocorre quando a multiplicação desordenada das células que compõem os tecidos, podendo  ocorrer de várias formas. Podendo ser: carcinomas basocelulares e,espinocelulares ( são mais comuns), melanoma ( mais raro e letal).

Carcinoma espinocelular (CEC): Dos tipos de câncer de pele é o segundo mais comum, se manifestando nas células escamosas que formam a maior parte da camada  superficial da pele. Pode se manifestar em qualquer parte do corpo, porém é mais comum nas regiões que se encontram expostas ao sol. O CEC é mais frequente em homens do que em mulheres. O seu principal agravante é a exposição ao sol, entretanto pode ser associado a feridas crônicas, uso de drogas, órgãos transplantados e exposição a agentes químicos e radiação.


 Carcinoma basocelular (CBC): É o tipo mais comum entre todos e surge nas células basais que se encontram na camada mais superior da pele. Em caso de diagnóstico precoce, apresenta baixa letalidade e pode ser curado facilmente. Se manifesta nas áreas mais expostas ao sol, e também pode ser ocasionado devido a lesões não cancerígenas como eczema ou psoríase.

Melanoma: é o tipo menos frequente, porém é o que apresenta pior prognóstico e maior índice de mortalidade. Apesar de possuir um prognóstico negativo, o mesmo apresenta 90% de chance de cura. O melanoma  é de formato de sinal ou pinta que normalmente mudam de cor e podem vir a sangrar. Em estágio inicial ele se encontra apenas na camada superficial da pele, podendo ser removido facilmente através de intervenção cirúrgica. Já nos estágios mais avançados a lesão se torna espessa e profunda aumentando a chance de ocorrer metástase.





Imagem: Gracieliperches



Sintomas (SBD): 

  •   Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 A terapia fotodinâmica (TFD) é uma área terapêutica muito utilizada na dermatologia para tratar neoplasias. É composta por três fatores: uma fonte de luz com comprimento ideal, agente fotossensibilizante tópico ou sistêmico, ambiente rico em oxigênio.
 As possíveis fontes de luz utilizadas podem ser: luz intensa pulsada, luz azul, luz vermelha, diodo emissor de luz. Já o agente fotossensibilizante é nada mais que uma molécula que será capaz de absorver a luz emitida e irá induzir reações químicas que causaram os efeitos da TFD. Os agentes tópicos comumente utilizados são o ácido 5-aminolevulinico (ALA) e o metilaminolevulinato (MAL). Quando esses agentes são ativados pela luz, se transformam em protoporfina IX (PpIX) que se trata de um fotoativo que causara as alterações metabólicas da TFD.

Imagem: Rev. Bras. Farm., 90(3), 2009


  O tratamento consiste em administrar o fotossensibilizante via intravenosa ou cutânea e depois que o mesmo esteja acumulado na região tumoral após um intervalo de tempo, a lesão cancerosa será irradiada com luz visível de comprimento de onda específico que deve coincidir co o comprimento de onda de absorção do fotossensibilizante. As reações fotobiológicas atingem somente a região de acúmulo do fotossensibilizante que será exposto a luz visível, desta forma a TFD destrói os tumores preservando o tecido adjacente normal.

Imagem: Rev. Bras. Farm., 90(3), 2009
 A terapia fotodinâmica para o tratamento de câncer de pele vem mostrando um resultado bastante positivo e seguro para os tipos não melanoma, e como citado anteriormente uma das suas grandes vantagens é destruir o tecido canceroso sem lesionar o tecido periférico normal. E ainda permite que várias lesões sejam tratadas simultaneamente.



 Referências: 

Um comentário: