Noções Básicas e Princípios de proteção radiológica


Imagem:siawise


   O post de hoje é de extrema importância para os profissionais das áreas que envolvem algum tipo de radiação ionizante, para deixar tudo muito claro e acabar com todas as dúvidas relacionadas a este assunto, irei iniciar revisando alguns conceitos básicos para o entendimento deste post. Quero todos bem atentos!

 Para os que perderam estas aula, essa é a chance de vocês!
 O que é radiação? Radiação é a propagação de energia na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas. A onda eletromagnética é uma forma de energia, constituída por campos elétricos e campos magnéticos variáveis e oscilando em planos perpendiculares entre si, capazes de propagar-se no espaço.
 O que é Radioatividade? Radioatividade é o fenômeno pelo qual o núcleo de um átomo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Alfa, beta e gama são as principais tipos de radiação que o átomo emite na busca pela estabilidade.
 O que são os raios X? São radiação eletromagnética com energia de fótons de menor intensidade. E uma grande vantagem é que os mesmos podem ser gerados artificialmente quando preciso.
O que é um IOE? IOE é um Individuo Ocupacionalmente Exposto, no que diz respeito à exposição normal ou potencial do individuo a toda atividade humana que introduz fontes de exposição.
Qual a diferença entre contaminação e irradiação? A irradiação é a exposição de um objeto ou individuo a radiação com um fis diagnósticos, terapêuticos, ou de trabalho. Já a contaminação, é a presença de um material radioativo em contato com o objeto ou individuo.




  Agora que estão claras algumas definições, vou explicar para vocês o que é radioproteção. Radio ( Radiação) + Proteção = Proteger da radiação. Sendo assim, é um conjunto de ações que visam proteger tanto as pessoas como o próprio ambiente de trabalho de possíveis efeitos causados pelas radiações ionizantes.

   A radioproteção analisa as varias fontes de radiação e suas interações com a matéria ou organismo vivo para a partir daí estudar as possíveis consequências e danos causados à saúde. Essas  valores são avaliados a partir das grandezas radiológicas  e suas unidades, instrumentos de medição e outros procedimentos de proteção.

  Normalmente esses serviços são terceirizados para reduzir os custos, e garantir que todos os cuidados sejam feitos da melhor forma possível por profissionais capacitados para isso. Todos esses cuidados são cobrados e inspecionados a partir das Normas regulatórias, limites permitidos e plano de proteção radiológica ( utilizado para garantir que em ambientes onde executam radiações ionizantes seja feito de maneira correta e segura). Conceitos, procedimentos do trabalho com radioproteção são listados e atualizados  nas publicações da ICRP (International Commission on Radiological Protection) e ICRU (International Commission on Radiation Units and Measurements) que se ocupa do processo de aperfeiçoamento e atualização das grandezas. Na ICRP e ICRU  constituem recomendações internacionais, e cada pode ou não adota-las parcialmente ou totalmente para os estabelecimento de radioproteção.
  
 Em caso de emergência  também tem definidos os procedimentos necessários  para que a prática no setor que utiliza de radiação ionizante não precise desviar da normalidade.

 Além desses órgãos citados acima, temos a CNEM ( Comissão Nacional de Energia Nuclear) que se trata de um entidade federal vinculada ao MCTI(Ministério da Ciencia e Tecnologia e Inovação) e juntos são responsáveis por meio de normas pela fiscalização e legalização de funcionamentos de centros em radioterapia, medicina nuclear, plantas industriais, e outros locais que utilização de fontes radioativas.


  As condições de proteção radiológica são primordiais, e alguns princípios básicos e específicos devem ser levados em consideração. Dentre os princípios básicos estão: Tempo, distância e blindagem.
 
Tempo: O menor tempo possível de exposição a fonte de radiação.
Distância: A distância deve ser a maior possível da fonte de radiação.
Blindagem: Deve ser utilizado blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.

Imagens:radiologia


 O principio ALARA (As Low As Reasonably Achievable) diz que a exposição deve ser mantida tão baixa quanto possível pelo principio básico de otimização. Estabelece sem sua regra a redução da exposição do IOE aos menor índices de doses possíveis. 
 Baseando-se nos danos que pode ser causado por meio de descuidos com a radiação ionizantes foram estabelecidos 4 princípios em proteção radiológica: 

Imagem:hipermidia


  • Justificativa da prática e das exposições médicas individuais à radiação, pelo qual o benefício gerado pelo uso da radiação se mostre maior que os danos causados por sua aplicação; e essa justificativa para exames radiológicos deve ser feita individualmente, ou seja, considerando a necessidade de exposição e as características particulares do indivíduo envolvido.
  • Otimização da proteção radiológica,que visa preservar a segurança e a saúde dos indivíduos expostos a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação, incluindo pacientes, profissionais e o público em geral.
  • Limitação de doses individuais, que se aplica ao pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante e ao público em geral, mas não a pacientes; esses limites são calculados em doses anuais, considerando a grandeza das doses efetiva e equivalente, o órgão do corpo humano afetado pela radiação.
  • Prevenção de acidentes em locais de trabalho, com riscos considerados e analisados no projeto das instalações e dos equipamento e nos procedimentos de trabalho que envolvam o uso de fontes de radiação ou material radioativo, de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes.
Princípios retirados o site : Sapralandauer

 Segue abaixo a tabela de Dose Anuais para os IOE's:

Imagem:radioprotecaonapratica


Referências: 
https://radioprotecaonapratica.com.br/radioprotecao-protecao-radiologica/
http://www.cnen.gov.br/component/content/article/75-cin/material-didatico-cnen/170-principios-protecao-radiologica
https://www.sapralandauer.com.br/protecao-radiologica-saiba-sobre-os-principais-aspectos-normas-e-tecnologias-empregadas/principios-de-protecao-radiologica/
https://www.sapralandauer.com.br/protecao-radiologica-saiba-sobre-os-principais-aspectos-normas-e-tecnologias-empregadas/
https://radioprotecaonapratica.com.br/radioprotecao-protecao-radiologica/#radiacao
http://radiologia.blog.br/protecao-radiologica/protecao-radiologica-principios-gerais-de-radioprotecao

Nenhum comentário:

Postar um comentário